A linguagem do Coração

O coração é muito mais que um órgão vital. O seu coração é o centro dos seus sentimentos. Como diz o livro dos provérbios, “Como pensa com o coração, assim é o homem”. Quando expressa as suas emoções mais profundas, leva instintivamente a sua mão ao coração. E quando aponta para si mesmo numa conversa, aponta para o coração e não para a cabeça.

A nossa linguagem está cheia de expressões que se referem ao coração como o centro dos nossos sentimentos. Descrevemos uma pessoa que é afetuoso como tendo “bom coração” e uma pessoa que é insensível como “sem coração”. Uma pessoa está perto do seu coração quando gosta muito dela. Dá o seu coração a alguém quando o encoraja. Perde o seu coração quando se apaixona. Mas, para mim, a frase mais encantadora de todas é – siga o seu coração, para fazer o que mais gosta.

A linguagem do coração é os sentimentos. Quando segue o seu coração, escuta, não com a cabeça, mas com o que sente que está certo. A voz da sua alma também fala através do seu coração, que como uma bússola, lhe aponta a direção certa. A sua alma, a sua essência espiritual, está no interior do seu coração.cora_o

 

Exercício para ouvir a voz do seu coração:

Para se ligar ao seu coração, procure um lugar tranquilo. Sente-se e silencie os seus pensamentos. Esvazie a sua mente. Afaste suavemente quaisquer pensamentos que o preocupem. Respire para o silêncio da sua mente, para o espaço que abriu ali. Escute as suas sensações sem palavras. Poderá ouvir uma voz suave e tranquilizadora – não com os seus ouvidos, mas com as suas sensações. É a voz do seu coração a dizer-lhe que vai ficar tudo bem.

Quando escuta a voz interior do seu coração, fica em maior sintonia com a sua vida. Recupera o seu sentido de direção. Desenvolve um sentido renovado de quem é. Sabe o que quer fazer e porquê.

 

 

Ninguém consegue fugir do seu coração. Por isso, é melhor escutar o que ele diz.

Paulo Coelho, O Alquimista

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *